Integrantes

Colaboradores

COLABORADORES

ADRIANA ALEGRIA

Formada em Design Gráfico pela UFPR. Com prática há mais de 19 anos, desenvolve projetos principalmente na área cultural (dança, cinema, música, artes plásticas e teatro). Dentre suas peças gráficas, estão: cartazes, programas, filipetas, banner, identidade visual, CDs, livros e logotipos. Trabalha com a CIASENHAS há mais de 11 anos. Lançou em 2004, o livro UMA DESIGNER, comemorando 10 anos de design gráfico com seus principais trabalhos e em 2012, lançou um livro infantil, assinando o texto e o projeto gráfico chamado AS DUAS CASAS DE ALICE. Destacam-se ainda a exposição de 02 livros, em Varsóvia, Polônia em 2004 e 2005, onde juntamente com Heliana Grudzien, foram as únicas representantes do Brasil “Amazônia - VIAGEM DO ÍNDIO” e “MENINA MUNDO -” livro artístico objeto Contemporary Polish Book Art, união dos artistas poloneses. Já realizou trabalhos para Hermeto Pascoal, Alexandre Nero, Grupo Luna Lunera, Companhia Brasileira,Vina Lacerda, Sérgio Albach, e algumas peças gráficas editadas    em Portugal.

AMÁBILIS DE JESUS

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Teatro pela Universidade do estado de Santa Catarina, especialista em Fundamentos Estéticos da Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná e licenciada em Artes Plásticas pela
Universidade Federal do Paraná. Desde 1996 é professora de Indumentária no Curso de Artes Cênicas da Faculdade de Artes do Paraná. Também atua como figurinista em projetos de diversos grupos de teatro e de dança da cidade de Curitiba.

CINTHIA KUNIFAS

Artista da dança, atua como pesquisadora, docente e performer. É Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Consciência Corporal-Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR), onde leciona desde 1995 nos Cursos de Dança e Teatro. Seu interesse artístico e pedagógico está relacionado com os processos da percepção e o estudo dos micromovimentos. De 2002 a 2012 desenvolveu a pesquisa de linguagem cênica Corpo Desconhecido em colaboração com a artista Mônica Infante, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural Dança – 2003. Esta obra tem servido de referência em trabalhos artísticos e acadêmicos. Atualmente desenvolve a performance Fenda em colaboração com a mesma artista. É preparadora corporal de atores e colaboradora da CiaSenhas de Teatro, desde 2000. Orientadora de projetos de pesquisa em dança, desenvolveu, entre 2009 e 2015, projetos de extensão nos campos da Dança e Educação Somática para o Asilo São Vicente de Paulo e Instituto Paranaense dos Cegos.

CRISTIANE BOUGER

Cristiane Bouger explora as relações entre performance, teatro, filosofia, literatura, e influências pós-punk. Seu trabalho revela reflexões sobre o corpo feminino, desejo, condutas culturais, comportamentos, símbolos, biografia e ficção. Divide seu trabalho entre Nova York e Curitiba.

Seu trabalho tem sido apresentado em circuitos independentes e institucionais no Brasil, e também no Anthology Film Archives, ACE Film Festival, Dixon Place, chashama 461 Gallery, Movement Research at the Judson Church e Center for Performance Research - CPR (Nova York); Rapid Pulse International Performance Art Festival (Chicago); 9ème Festival des Cinémas Différents (Paris), In-Presentable 08 (Madrid), Montage Video Dance Festival (Joanesburgo); Centrul National al Dansului – Bucuresti (CNDB)/Atelierul de Productie (Bucareste) e no canal TVR, na Romênia.

 

Desde 2005 cria o design dos sites da CiaSenhas de Teatro e da Mostra Cena Breve Curitiba.

EDRAN MARIANO

Ator, palhaço e produtor. Formado pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP em Bacharelado em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral.

Como produtor: atua produzindo espetáculos de teatro, dança e música.  E em parceria com outras produtoras produz eventos culturais, produção local e desenvolvimento de projetos.

Como ator: atua em teatro, publicidade e audiovisual. Atualmente integra o elenco do grupo Antropofocus.  E possui como formação desenvolve pesquisa nas linguagens teatrais: Teatro de máscaras (expressivas e neutras), teatro físico, clown e improvisação com artistas de importância no cenário artístico nacional e internacional.

 

ELENIZE DEZGENISKI

É fotógrafa, atriz e artista visual. Bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP com Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP. É Graduanda em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Os principais temas em seus trabalhos são a memória, a afetividade e o corpo. Como fotógrafa, desenvolve trabalhos em processos criativos de teatro, música e dança desde 2004. Colabora com a CiaSenhas de Teatro desde 2004.

 

FERNANDO DE PROENÇA

Fernando de Proença é ator e jornalista. Mestrando em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade Estadual de Santa Catarina. Jornalista desde 2005. Atua, como artista, na intersecção entre teatro e dança, realizando as peças LOVLOVLOV e LEVANTE! em 2016. Como jornalista, é assessor de imprensa, desde 2006, de diversos grupos de Curitiba, como CiaSenhas, Rumo E. Culturais, Antropofocus, dentre outros.  Em seus trabalhos, investe na relação entre espectação, mediação e convívio  em obras artísticas.

 

MARIANA FREITAS

Produtora e articuladora cultural, transita entre o teatro, a música e o cinema desde 2012, quando aportou em Curitiba. Formada em Direito pela Faculdade Cathedral e bacharelanda em Cinema e Vídeo pela Unespar, Mariana Freitas é parceira da CiaSenhas desde 2014.

 

PAULO VINÍCIUS

Mestrando em Filosofia na PUC/PR, especializado em Cenografia na UFTPR, graduado em Artes Cênicas pela FAP e em Filosofia pela UNESP. É cenógrafo, figurinista, ator e diretor de arte. Em Curitiba desde 2004, cria e dirige a produtora Figurino e Cena desde 2008, produzindo espetáculos, eventos e oficinas nas áreas do Teatro e do Cinema.

É professor universitário e ministra as disciplinas de Cenografia e Design Cênico no curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UNESPAR / FAP e Direção de Arte no curso de cinema. Na PUC/PR ministra as disciplinas de Figurino e Cenografia no curso de Bacharelado em Teatro. Como artista colaborador, cria e desenvolve inúmeros trabalhos para diversos diretores e companhias curitibanas. Na CiaSenhas de Teatro ele cria e desenvolve os projetos cenográficos desde 2010. Seu portfólio completo pode ser visitado no endereço www.figurinoecena.ato.br.

WAGNER CORRÊA

Ator e iluminador, seu envolvimento com o teatro teve início em 1998. Entre seus trabalhos como ator destacam-se: Lágrimas Puras em Olhos Pornográficos , direção de Edson Bueno; A Flauta Magica, direção de Marcelo Marchioro; Preta Porque, direção de Rafael Camargo; MansonSuperStar, direção Paulo Biscaia. Desde 2004 colabora com diversos grupos e Cias de Curitiba, entre elas:Cia do Ator Cômico; Cia Transitória; Cia Portátil; Vigor Mortis Video, Stage&Words; Figurino e Cena; Sergio Mercúrio /El titiretero de Banfield. É colaborador da Cia Senhas de Teatro desde 2011. Indicado seis vezes ao Premio Gralha Azul do Teatro Paranaense, tendo sido contemplado com o mesmo nos anos de 2011 pela luz de Av. Independencia, 161 – Trilhas Sonoras para Coisas Irreversíveis;2013 pela luz de Dorotéia, Uma Farsa Irresponsável; 2014 pela luz de Marlon Brando, Whiskey, Zumbis e Outros Apocalipses.É sócio fundador da Trio, empresa que presta serviços de produção técnica, desenvolve projetos de criação e formação em iluminação cênica.

 

Uma companhia movida por inquietações estéticas, ideológicas e sociais e que acredita no teatro como exercício do ser humano.