ESPETÁCULOS

ANTÍGONA - reduzida e ampliada

2006

“O pretexto costumeiro, de que esta violência organizada é defensiva e que ela é inteiramente dedicada à liberdade do homem, é literalmente uma ilusão trágica” (Raymond Williams)

 

 Antigona –reduzida e ampliada é uma investigação estética que trata com estranheza a construção e a aceitação da guerra bélica como evento inerente à natureza humana. Para tanto, escolhemos  as personagens femininas da tragédia Antígona, ou o “feminino”, como lógica de preservação da vida e suporte do discurso cênico. Estas escolhas nortearam a pesquisa formal, alicerçada na síntese    e na precisão (texto, elementos de cena, composição de personagem e gestualidade) para a construção de uma dramaturgia que procura equilibrar discussão estética e política.

 

Nesta encenação aprofundamos o processo colaborativo, coordenando improvisação, criação dramatúrgica e elaboração de cena; redimensionamos a figura do diretor e realizamos ações para  a efetiva participação da platéia na feitura do espetáculo.

 

 O processo criativo de nove meses de trabalho comportou uma Mostra de Processo em que foram discutidos, com platéias dos mais diferentes segmentos, questões de forma e conteúdo. Destes encontros, novas abordagens foram assimiladas ao espetáculo.             A ação colaborativa teve sua atuação ampliada pela participação efetiva da “platéia-colaborabora” durante o processo de criação. Cabe salientar, que é uma prática da CiaSenhas de Teatro manter seus espetáculos em constantes revisões e transformações na perspectiva de ampliar a relação com a platéia e de exercitar o questionamento sobre o seu próprio fazer artístico.

 

Ao revisitar a tragédia grega de Sófocles, nos propusemos a questionar a construção do discurso da nossa própria civilização      e realçar as incongruências ainda hoje submersas como por exemplo a questão da invisibilidade de posicionamentos femininos e as conseqüências da evolução tecnológica e seu desdobramento em consumo e alienação.

 

Das investidas formais o resultado é a exploração da simultaneidade de cenas entre passado (grego) e tragédia urbana (atual) em que os atores assumem uma atitude performativa para transitar entre personagens e situações através de estados físicos e do jogo cênico com a platéia. A exploração desta comunicação procura a particularidade da relação espectador-ator através de vetores energéticos de conexão (corpo, sons, movimentos).

 

Outro foco da investigação foi a retomada do trabalho com o “boneco” (presente em outros espetáculos da companhia como Devorateme e João and Maria) para problematizar questões de presença e ausência de corpos e seu tratamento em conflitos trágicos e atuais: banalização da morte e conseqüentemente da vida.

 

Com este trabalho, nós da CiaSenhas, acreditamos estar adentrando espaços de investigação da cena contemporânea de maneira responsável e comprometida. Em Antígona – reduzida e ampliada, mais do que desconstruir a tragédia grega, o objetivo é ampliar            a discussão sobre a barbárie da lógica bélica presente em nossa civilização.

 

 A irreverência contemporânea nos leva a “desmontar” a formação  de nosso pensamento e o teatro colabora para que possamos fruir  e, quem sabe, transformar a nossa realidade, mas fundamentalmente questionar a sua construção.

FICHA TÉCNICA

 

Uma criação compartilhada de: Anne Celli, Luiz Bertazzo, Neto Machado, Patrícia Saravy, Roger Dörl e Sueli Araujo.

Texto e Encenação: Sueli Araujo

Assistente: Roger Dörl

Intérpretes-Criadores: Anne Celli, Luiz Bertazzo, Neto Machado e Patrícia Saravy

Direção de Produção: Marcia Moraes

Preparação Corporal: Cinthia Kunifas e Rosemeri Rocha

Preparação Vocal: Viviana Mena

Cenário: Fernando Marés

Figurino: Cristine Conde

Iluminação: Fábia Regina

Composição Musical e Sonoplastia: Ary Giordani

Maquiagem: Marcia Moraes

Assistente de Cenografia: Fernanda Zamoner

Assistente de Produção: Cássia Damasceno

Fotografia: Elenize Dezgeniski