// Espetáculos Realizados

REPERTÓRIO

HOMEM PIANO

– uma instalação para a memória

2010

Neste espetáculo-instalação, ator e público compartilham o espaço-tempo do aqui e agora e, tecem juntos, a memória de um homem cuja história se constrói a partir de esquecimentos e lembranças coletivas.

 

O trabalho foi iniciado em 2008 no projeto “Narrativas Urbanas – interferências e contaminações”, no qual os atores investigavam fatos reais com repercussão na mídia. O ator Luiz Bertazzo pesquisou possibilidades de levar à cena a angústia de um Homem que perdeu a memória, viveu a ausência de identidade e começou   a se comunicar com o mundo através do piano.

 

A pesquisa se transformou em espetáculo contemplado pelo prêmio Myriam Muniz. Em seu formato final, Homem Piano – uma instalação para a memória, propõe a experiência da construção de memórias entre público e ator num espaço/instalação em que teatro, ficção     e realidade se misturam. O público é conduzido pelo ator por três andares. No percurso ele é convidado a recordar suas memórias mais felizes ou tristes e se quiser, ao final, poderá doá-las ao personagem.

 

Neste trabalho a experiência da recuperação das memórias contempla a construção do ontem que reverbera no hoje e nos projeta para o amanhã. No movimento entre lembrar ou esquecer sugerido no trajeto do espetáculo surgem questionamentos e inquietações silenciosas: “Devo lembrar ou esquecer do afeto que me causa saudade, lembrar ou esquecer daquela humilhação inconfessável?”.

 

Imprensa

 

“É emocionante, um exercício não sobre o público, mas sobre cada mente no público. Nada violento, pelo contrário; um passo que cada um se permite, se quiser. É uma instalação ou performance, mais do que teatro.”  – Nelson de Sá – Blog Cacilda. Abril/2011

 

“A narrativa é matricial em sua geração de imagens e na maneira como Bertazzo rastreia o visitante pelos olhos – um ator multipolar cada vez mais seguro. São esse olhar magnetizante e esse contador, bom de prosa, aberto ao improviso e com timming coeso no ato de não-representar, os corresponsáveis pelo público acessar afetividades, alguns em comoção, a partir do relato familiar e do conflito redivivo expostos de modo particular.” –  Valmir Santos – Blog Teatro Jornal – Abril /2011

FICHA TÉCNICA

 

HOMEM PIANO – uma instalação para a memória

Uma criação compartilhada de Luiz Bertazzo e Sueli Araujo

 

Dramaturgia e Direção: Sueli Araujo

Ator: Luiz Bertazzo

Preparação Corporal: Cinthia Kunifas e Mônica Infante

Desenho de Som: Ary Giordani

Desenho de Luz: Fábia Regina e Victor Sabbag

Ambientação do Espaço Cênico – Paulo Vinícius

Figurino e Consultoria Visual – Amábilis de Jesus

Direção de Produção – Marcia Moraes

Assistência de Produção – Lígia Oliveira

Design Gráfico – Adriana Alegria

Fotografia – Elenize Dezgeniski

Consultoria de Imagem – Luciana Barone

Realização: CiaSenhas de Teatro