Narrativas em Cena

Narrativas Urbanas

Antígona

PUBLICAÇÕES

NARRATIVAS URBANAS  Interferências e Contaminações

(finalização de uma etapa)

Sueli Araujo

 

Os quatro documentos selecionados pelos atores, em um universo de milhares de acontecimentos reais reproduzidos pela mídia foram os primeiros impulsos criativos deste projeto de pesquisa cênica. Sobre esta energia geradora nos debruçamos com a sensibilidade e o intelecto aguçados pelo rigor do devir.

Neste processo, existem 04 palavras que nortearam o trabalho de 10 meses de duração:

 

Narrativa | Urbano | Interferência | Contaminação

 

Sobre Narrativa: investigamos a construção da experiência viva daquele que narra um fato real ficcionalizado como um discurso que se alicerça na relação entre o intérprete e o fato escolhido. Fato este que deve ser compartilhado com o outro, pois reflete experiências humanas que nos unem enquanto espécie.

 

A noção de Urbano nos forneceu o Lugar do observador e a aderência à lógica do cimento armado possibilitou nos reconhecer e nos alertar para as micronarrativas de nossa aldeia urbana.

 

Interferência, para nós, significou a articulação poética com o desvio. As interferências em um trajeto artístico, como as que aconteceram durante as investigações cênicas são o resultado  do exercício de permeabilidade. Interferir assemelha-se a ampliar, a revelar e a provocar lugares de abismos sobre os quais nos lançamos em busca de caminhos desconhecidos e desfrutáveis da narrativa.

 

Contaminação é um ato virótico de alcance incalculável. Semelhante a peste de Artaud, o vírus da contaminação deve se alastrar por todos e contaminar o corpo individual concreto, composto de vísceras, pele, membros, orgãos e também o corpo que se faz coletivo. Em Narrativas Urbanas a contaminação quer o contato e o contagiado se deixar contaminar pelo o que ele mesmo define como matéria de elaboração, reelaboração e transformação do ser.

 

Então ….o projeto Narrativas Urbanas - interferências e contaminações se estabelece como um espaço da permissão rigorosa, de escolhas precisas, de relações orgiásticas entre o fazer e o refletir, melhor dizendo entre o fazer e refletir  minúcias do evento narrativo que amálgama intérpretes e dramaturgia.

Para radicalizar os estudos e aprofundar as experimentações do que pode ser uma cena ou evento narrativ  foi imperativo nos permitir transformar no processo, aprender a nos deixar afetar pela realidade para tocá-la, e,  de novo permitir que ela nos toque criativamente.

 

Afetados em nossa condição de SER, movidos pelos sentidos e musculados na sensibilidade procuramos algo como uma Narraturgia cuja experiência poética inclui a discussão política em seu sentido mais amplo. Isso porque entendemos a explicitação da experiência humana como potência da cena teatral contemporânea.

 

A CiaSenhas de Teatro finaliza a primeira fase de sua pesquisa Narrativas Urbanas - interferências e contaminações com a demonstração  pública do momento atual da pesquisa que foi desenvolvida nos  últimos 10 meses e o lançamento do Livro que traz o relato individual do processo criativo dos artistas e colaboradores desse projeto.

FICHA TÉCNICA

 

Atores Pesquisadores: Anne Celli, Greice Barros, Luiz Bertazzo e Patrícia Saravy

Direção Artística e Coordenação de Dramaturgia: Sueli Araujo

Orientação de Pesquisa Corporal:Cinthia Kunifas

Orientação de Pesquisa Sonora: Ary Giordani

Estagiárias: Fernanda Zamoner, Larissa lima e Vanessa Vieira

Consultoria Artística: Francisco Medeiros

Intercâmbio com o Núcleo Argonautas de Teatro/SP (Projeto Terra Sem Lei): Francisco Medeiros, Lucienne Guedes, Mariana Senne e Plínio Soares

Coordenação de Produção: Marcia Moraes