DEBATEDORES

 

 

Amábilis de Jesus é doutora em Artes Cênicas pela UFBA, mestre em Teatro pela UDESC, especialista em Fundamentos Estéticos da Arte-Educação pela FAP e licenciada em Artes Plásticas pela UFPR. Desde 1996 é professora de Indumentária do Departamento de Teatro da FAP. Faz parte do Conselho Editorial da Móin-Móin Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Como figurinista tem participado das montagens de diversas companhias de teatro e de dança.

 

Fernando Villar é diretor, dramaturgo, encenador, performador e, mais recentemente, tradutor. É fundador do Chia, Liiaa! (2007-), do Teatro Universitário Candango (TUCAN, 1992-2008) e do Grupo Vidas Erradas (1983-1989). Formado em Artes Plásticas (UnB), pós-graduado em direção teatral (Drama Studio London) e Ph.D em teatro e performance (University of London). Professor do Departamento de Artes Cênicas da UnB. Trabalhos por todo o Brasil, Américas, Portugal, Espanha, Grécia, Holanda, Bélgica, Inglaterra, Escócia e Noruega. Seus últimos trabalhos incluem direção e dramaturgia da sua última peça O sétimo Juiz, integrando o solo do artista cênico uruguaio brasiliense Hugo Rodas, 7 x Rodas (CCBB Brasília, 2010); a provocação cênica de 2º.D.Pedro2º. com a Cia. Les Commedienes Tropicales –SP (2009-2010), e o roteiro da performance abstract3F28hamlet, direção compartida com Renato Ferracini (LUME) e Verônica Fabrini (Boa Cia.) Campinas-SP (2007).

 

Lucienne Guedes é atriz,  dramaturga e diretora. Teve formação em teatro pela ECA-USP, além de formação em dança e música. Recebeu as Láureas Acadêmicas por seu desempenho na graduação. É também mestre em Artes pela ECA-USP, com orientação de Silvia Fernandes. Lucienne Guedes foi coordenadora e professora da Escola Livrede Teatro de Santo André, atriz fundadora do Teatro da Vertigem (atuou como atriz em Paraíso Perdido e como dramaturgista do espetáculo Apocalipse 1,11), professora convidada do Depto. de Artes Cênicas ECA-USP - 2009 e 2010), entre outros trabalhos. Seus trabalhos mais recentes são como integrante e dramaturga da Banda Hamlet e do Núcleo Argonautas, como atriz no espetáculo De Como Fiquei Bruta Flor (texto de Claudia Schapira e direção de Cibele Forjaz), como dramaturga e artista convidada de CIDADE FIM - CIDADE CORO - CIDADE REVERSO, junto ao Teatro de Narradores .

 

 

CRÍTICO BLOG

 

Valmir Santos é jornalista cultural desde 1992, edita o site Teatrojornal - leituras de cena (www.teatrojornal.com.br). Publica reportagens e críticas na revista Bravo! e no jornal Valor Econômico. Atuou na Folha de São Paulo por dez anos. Autor de históricos dos núcleos Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS), Armazém Companhia de Teatro (RJ), Parlapatões (SP) e Grupo XIX de Teatro (SP). Mestre pelo Programa de Artes Cênicas da USP.